Centros de Treinamento
01/08/2013 16h06 - Atualizado em 01/08/2013 16h43

No Brasil existem, atualmente, sete Centros de Treinamento: Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Entende-se que aos Centros de Treinamento compete a articulação com a Câmara Técnica de Estratégias do Programa Educacional de Resistência às Drogas – CTPROERD/CNCG, para proposição de mecanismos institucionais que garantam a qualidade das ações preventivas.

É responsabilidade de cada Centro de Treinamento traçar a política interna para a difusão do programa, respeitadas as características de cada Corporação Policial Militar. O compromisso com a qualidade da formação dos recursos humanos envolvidos num trabalho de tal natureza requer, sobremaneira, o pensar em um ambiente de ensino que não se afaste dos princípios ergonômicos, que facilite o fortalecimento da auto-estima dos participantes e que estimule a mudança de atitude organizacional através da motivação para a realização do trabalho, orientados por processos educativos contemporâneos, de forma a desafiar a capacidade reflexiva e possibilitar a construção democrática de saberes renovados (SENASP, 2006).

Para fins de estrutura, considerar-se-á como Centro de Treinamento Internacional D.A.R.E./PROERD à Instituição Polícia Militar, representada por corpo técnico Proerd qualificado, composto por facilitadores, mentores e profissionais formados em orientação educacional, regulados segundo as Normas e Políticas do Programa Drug Abuse Resistance Education e as diretrizes estabelecidas pela Câmara Técnica de Estratégias do Programa Educacional de Resistência às Drogas – CTPROERD/CNCG, competindo-lhe:

assegurar que a integridade, fidelidade e continuidade do programa sejam preservadas, em atenção a sua filosofia, objetivos e metas;

regular critérios de seleção, com observância do padrão internacional e as características particulares da Instituição Polícia Militar;

assegurar que todas as atividades de treinamento em sua área de responsabilidade chanceladas sejam de alta qualidade e uniforme, num ambiente propício ao aprendizado eficaz;

restringir suas atividades de treinamento e assistência técnica dentro de seus limites geográficos estabelecidos, ou, em caráter especial, quando provocados por um Centro de Treinamento em áreas específicas, sendo, para tanto, observados os critérios mínimos de seleção necessários;
certificar somente aqueles discentes que demonstrem com sucesso o conhecimento, as habilidades e a capacidade de ensinar o currículo D.A.R.E./PROERD;

fornecer ferramentas de avaliação, que permitam aos facilitadores e mentores avaliarem o desempenho e o alcance dos objetivos do treinamento por parte dos discentes. Ainda, fornecer aos discentes um instrumento que lhes permita avaliar o curso, os instrutores e os policiais mentores que integram a equipe de treinamento;

propor ao D.A.R.E. America alterações e adaptações visando ao aperfeiçoamento dos materiais didático-pedagógicos do Programa, sugeridas a partir da percepção dos aplicadores do PROERD e/ou de seus colaboradores;

manter em arquivo as informações e documentos pertinentes aos treinamentos e à aplicação do Programa, franqueando, anualmente ou quando solicitado, os devidos esclarecimentos ao D.A.R.E. America.

Centros de Treinamento:

Distrito Federal: (61) 3910-1351 / 3910-1349