Quinta, 20 de Setembro de 2018
Sudeste goiano recebe ações da jornada Anti-Drogas‏
25/04/2014 16h39 - Atualizado em 29/08/2018 10h49

A quarta edição da Jornada Goiana de Prevenção ao Uso de Drogas coordenada pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas e pelo Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), realizado no auditório do Palácio Pirapitinga, em Catalão, nesta 5ª.feira, 24/04, e contou com a presença de representantes de outros 14 municípios da região, convidados. O evento tomou todo o dia dos técnicos nas áreas de saúde, educação, esportes, lazer, instituições sociais, polícias civil e militar, com o objetivo de discutir as políticas públicas para cada município, e planejar as ações a serem desenvolvidas na prevenção ao uso das drogas lícitas e ilícitas. Catalão foi escolhida cidade-polo na região sudeste para a realização do evento por centralizar a região com municípios vizinhos.

A abertura do evento contou com as participações da presidente do GEED Ivânia Fernandes, do prefeito Jardel Sebba, do governador do Rotary club Elcimar de Oliveira, da diretora de Políticas Públicas para Mulheres de Catalão, Nair Patrícia Campos, da analista de pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios Rosangela da Silva, dos parceiros como Amor Exigente, Programa Ser Livre da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça, Proebom- Bombeiro Mirim, Escolas Sem Drogas da Polícia Civil, Proerd da Polícia Militar, Maçonaria a Favor Da Vida - Grande Orienta e Grandes Lojas.

Ivania Fernandes disse que é preciso trabalhar em parceria as ações de prevenção e combate às drogas que já são desenvolvidas nas cidades. “Primeiro discutir com a sociedade e as lideranças políticas e entidades parceiras para, posteriormente, elaborar um plano de ações que será executado”, explanou.

Representando o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), o Subtenente Wilton Ferreira declarou apoio à mobilização e destacou as ações de prevenção às drogas que já são incrementadas em Catalão. “Essa Jornada vai somar ainda mais para buscar novas maneiras de agir antes da instalação da droga. Em Catalão, trabalhamos em duas vertentes: orientando as crianças e combatendo os traficantes”, explicou o militar.

Segundo a diretora de Políticas Públicas para Mulheres de Catalão, Nair Patrícia Campos, o prefeito Jardel Sebba fez questão de colaborar com o projeto. “Nós fizemos uma parceria ajudando na execução do projeto para efetivar o lançamento dessa campanha também aqui no município. Não podemos fechar os olhos para a prevenção às drogas”, declarou.

No período da manhã, além de discussões e debates sobre o tema, o público participou de um momento cultural com apresentações musicais. Á tarde, a professora Luísa Helena Silva de Miranda Coordenadora do Eixo Prevenção do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, coordenou quatro oficinas de prevenção ao uso de drogas nos municípios. “É uma programação intensa. Tentamos mostrar várias experiências sobre as drogas. Ao final, será deixado para a Prefeitura um plano de ação municipal de prevenção”, contou. Dezenas de pessoas participaram das atividades, entre elas o gerente de transportes Maciel Magaiver, ex-usuário de drogas. De acordo com Magaiver, foram 17 anos consumindo crack. Para ele, eventos como esse estimulam a continuar seguindo o caminho longe das drogas. “Estou há quatro anos limpo. Me sinto bem participando. É muito bom saber que existem pessoas correndo atrás para combater essa doença”, frisou.

A Jornada foi lançada em Goiânia no mês de fevereiro e já esteve em cidades como Luziânia e Uruaçu. Os próximos municípios a receber a comitiva do projeto são Jataí, Aruanã, Ceres e Itumbiara.

Fonte: Geed Goiás