Governo de Goiás

Programa Educacional de Resistência as Drogas

Procure o que você precisa:
Sexta, 21 de Julho de 2017
Educação Infantil e Anos Iniciais
Educação Infantil e Anos Iniciais
24/07/2014 13h09 - Atualizado em 24/07/2014 13h40

DESCRIÇÃO DO PROGRAMA 

 

As lições da Educação Infantil e dos Anos Iniciais serão ministradas pelo policial militar especialmente capacitado pelo Centro de Capacitação PROERD, autorizado pelo DARE, e podem ser reforçadas eplo professor, usando as atividades de extensão sugeridas. Na impossibilidade de ministrar todas as lições previstas, os policiais instrutores PROERD, juntamente com a direção da escola, definirão quais os temas mais importantes qque serão ministrados àquela comunidade escolar. As decisões à respeito de quando e com que frequência deverão ser norteadas pelo nível de desenvolvimento e necessidades pessoais da criança e do ambiente escolar. Preferencialmente, as lições deverão ser aplicadas uma vez por semana.

 

As aulas da primeira e segunda seção são ministradas com o auxílio do Álbum, "Protegendo Nossas Crianças: ajudando a mantê-las seguras, livres das drogas e da violência", composto por 20 cartazes coloridos versando sobre segurança pessoal para crianças. Esse material foi desenvolvido pela "Los Angeles Unified School District" (Distrito Unificado de Escolas de Los Angeles) e adaptado para a realidade brasileira pelo Centro de Capacitação Proerd da Polícia Militar de Santa Catarina. 

 

Esse currículo PROERD foi desenvolvido para utilização desde a pré-escola da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de auxiliar pais, professores e equipes escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em práticas de segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estiverem ausentes.

 

Os 20 cartazes abrangem uma gama de experiências comuns que as crinças podem encontrar em casa, na escola e na comunidade. Cada cartaz lida com uma situação específica que oferece às crianças oportunidade de:

 

1. Identificar ou confirmar práticas adequadas a serem adotadas para a sua segurança pessoal;

 

2. Sugerir motivos para seguir determinas regras e instruções nas situações dadas;

 

3. Aprender o que devem dizer ou fazer em situações semelhantes;

 

4. Reconhecer, evitar, resistir e relatar sobre situações que possam lhes causar danos.




 

Endereço: Av. Contorno, nº 2185, Centro - Goiânia-GO

© Copyright 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento